INDICAÇÃO LEGISLATIVA PARA ACAUTELAMENTO DE ARMA INSTITUCIONAL AO SERVIDOR DA PCES APOSENTADO

Prezados Delegados e Delegadas de Polícia

O Deputado Delegado Lorenzo Pazolini fez uma Indicação ao Governo do Estado solicitando que regulamente o acautelamento e o uso de armas de fogo aos policiais estaduais, por ocasião de sua aposentadoria. Trata-se inclusive de um pleito já apresentado por nossas entidades de classe em outro momento.

A proposta vai ao encontro da recente portaria nº 13.456-DG/PF, que autoriza policiais federais a manterem as armas que utilizavam na ativa ao se aposentarem. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a regra, que entrará em vigor no dia 1º de outubro, autoriza ainda que policiais já aposentados também poderão receber uma arma, se quiserem.

“A portaria estabelece que a arma deve ser utilizada exclusivamente para fins de defesa pessoal. Manter a arma, para muitos policiais federais, é uma questão de segurança para ele e sua família. Nossa ideia é trazer a mesma situação aos nosso Policiais Estaduais”, pontuou Pazolini.

Informamos que iremos oficiar vá Secretaria de Segurança Pública para reger e regulamentar através de Resolução tal prerrogativa, absolutamente justa e necessária, garantindo segurança ao policial aposentado, que mantém sua condição funcional ainda que não exercendo o cargo na instituição.

A Diretoria SINDEPES e ADEPOL ES